sábado, 6 de dezembro de 2008

Como usar a sua língua.

Um pequeno percurso da porta da frente de casa até o carro, a uma temperatura em torno de zero grau, foi suficiente para arruinar minha garganta. Minha voz começou a falhar até que desapareceu por completo. Eu queria perguntar, falar, responder às pessoas e não conseguia. Então, fiquei pensando: "Que proveito eu poderia tirar disso?" E me dei conta quase que de imediato. Eu vou falar menos, ou simplesmente não falar, e ouvir mais. Esse tem sido sempre um dos melhores conselhos existentes. Nós, freqüentemente, cometemos tantos erros só no falar.

O pensamento chega à nossa cabeça e, sem pausa, nós rapidamente o colocamos para fora. Em seguida, o inevitável acontece: você percebe que não deveria ter dito o que acabou de dizer. Ponderar a respeito disso teria sido mais apropriado.


Sejamos honestas, muitos pensamentos que surgem em nossas mentes resultam de alguma sujeira lá fora. Você olha para uma jovem vestida de forma provocante e rapidamente a julga ser uma mulher fácil, quando, na realidade, ela tem sido uma vítima na mira da mídia há um bom tempo. Eles dizem que algo “está na moda” e as jovens rapidamente adotam.

Você vê uma mulher calada, que evita te olhar nos olhos, e já pensa que é uma esnobe, quando, na verdade, é apenas tímida demais até para falar. Eu, no passado, era geralmente vista como uma esnobe devido à minha timidez, então eu entendo as tímidas muito bem.

Nós precisamos filtrar cada pensamento que temos. Fazer perguntas, entender por que estamos tendo esses pensamentos e, então, olhar para os fatos. Caso não haja nenhum pensamento proveitoso, deixe-os voltar para o lixo.

Às vezes, parece até um ataque terrorista. A mente nem sequer tem tempo para digerir o pensamento e ele já é lançado direto para fora da boca. Até que você volte a si, já é tarde demais para endireitar as coisas, e você se sente a pior pessoa do mundo.

Este pequeno membro do corpo chamado língua não tem que destruir relacionamentos, reputações, paz e o bom ambiente onde quer que você esteja. Ela vai, no entanto, obedecer à sua mente. E se a sua mente não estiver no controle, a língua será apenas um veículo para aquele mau pensamento.

É melhor não falar do que falar e colocar os seus ouvintes para baixo. Ou como alguém um dia disse: “Por favor, não fale se você não pode melhorar o silêncio.

Nenhum comentário: